Tentativa para criar uma << terceira >> via filosofica ( Parte N° 2 -- conclusão ) )

 " Tentativa para criar uma terceira via filosofica " ( Parte N°2 -- conclusão ).

 

 

link: http://filosofia-xauteriana.blogs.sapo.pt

 

 

Todos os vossos correios para:

 

1) pablonodrade@sapo.pt

 

2) filosofia.xauteriana@live.fr

 

3) filosofia.xauteriana@gmail.com

 

 

Podera encontrar-nos no Facebook em: União Dospovos

 

 

                              ------------------- // ----------------------------

 

 

      Aquilo que o " Positivismo " denomina como << elementos neutros >> é, na realidade, as sensações do homem; ora, para uma teoria que pretendendo fazer de tal os fundamentos do mundo,

não restam duvidas que se trata de " Idealismo Subjetivo ".

 

      A Natureza existiu antes dos homens? Se a natureza é obra da consciencia humana, se ela se resume às sensações, tal so podera significar que o Homem é o criador da Natureza, contrariamente a ter sido a Natureza que criou os homens. Não esqueçamos que a Ciencia demonstra que a Natureza existiu muito e muito antes do Homem.

 

      O Homem pensa com a ajuda do seu cerebro? Segundo os " Machistas ", o proprio cerebro humano é um << complexo de elementos >>, de sensações -- ou seja, um produto da actividade psiquica do Homem. Concluir-se-ia que o Homem pensa sem o auxilio do cerebro e, desta modo, o cerebro seria uma << construção >> do pensamento -- uma invenção para explicar melhor a vida psiquica.

 

      Os outros homens, existirão verdadeiramente? Do ponto de vista " filosofico de Mach " resulta, obrigatoriamente, que todos os individuos que rodeiam o " homem " são complexos das suas sensações... Seja, os produtos da consciencia individual.

 

      Conclui-se a  filosofia de Mach resume-se em solipsismo. Eis a prova real da sua inconsistencia!!!

 

      A influencia desta " filosofia machista " foi grande, no principio do seculo XX; a partir da decada de 1920, ela gerou novas formas de positivismo.

 

 

( As nossas observações filosoficas prosseguirão a partir de Quarta-feira, dia 10 de Setembro de 2014, com um resumo sobre " AS RAIZES DO IDEALISMO ". Até là, desejamos aos nossos leitores ferias excelentes. )

 

 

 

 

 

publicado por filosofia-xauteriana às 13:55 | comentar | favorito