MATERIALISMO E IDEALISMO

PRINCIPIOS DO MARXISMO


segundo a Filosofia Xauteriana



                    ----------------- // ------------------------




      A Filosofia estuda as questões gerais aos conceitos do mundo.


      A Filosofia Materialista parte do facto que a Natureza existe: as estrelas, o Sol, a Terra com as suas montanhas e planicies, os seus mares, as suas florestas e os animais, os homens com a consciencia e o pensamento. Não ha, nem pode haver forças ou fenomenos sobrenaturais. O Homem não é senão uma das parcelas da Natureza infinitamente diversa, sendo a sua consciencia uma das suas propriedades. A Natureza existe objectivamente -- seja, fora da consciencia dos homens e independentemente dela.


      Porém ha filosofos que negam que a Natureza existe independentemente da consciencia. Eles afirmam que so a consciencia, o pensamento, o espirito, a ideia existiram primeiramente, assim como a totalidade do Mundo-fisico que derivaria e seria dependente dum principio espiritual.


      A questão da relação entre a consciencia humana e do ser material é a questão fundamental de toda a Filosofia -- até mesmo na filosofia contemporanea. Que existiu em primeiro lugar: a Natureza ou o pensamento? Eis onde os filosofos divergem, criando dois campos opostos, conforme a resposta que dão a esta pergunta.


      Aqueles que consideram o principio material, a Natureza, como o inicio de tudo, sendo o pensamento, o espirito, uma propriedade da materia, são os que pertencem ao campo do Materialismo. Aqueles que, pelo contrario, afirmam que o pensamento, o espirito, a ideia existiu anteriormente à natureza e que esta foi criada ( duma maneira ou de outra ) a partir dum principio espiritual, dependendo dele, estes representam o campo do Idealismo. Posto isto, os vocabulos << idealismo >> e << materialismo >> nada mais significam, no sentido filosofico.


      Uma luta dura e incessante, desde ha seculos, divide os apologistas do Materialismo e do Idealismo. A Historia da Filosofia é, assim, o teatro desta luta entre estes dois campos opostos, entre estes dois partidos filosoficos: o Materialismo e o Idealismo.




( Quarta-feira, dia 18 de Dezembro de 2013, publicaremos: " O Materialismo Espontaneo " )



Encontre-nos no Facebook, sob: União Dospovos


Leia os nossos comentarios no Expresso ( de Lisboa ) sob: MUNDO-NOVO



Envie seus e-mails para:


1) pablonodrade@sapo.pt


2) filosofia.xauteriana@live.fr


3) filosofia.xauteriana@gmail.com



Outro dos nossos blogs -- http://venceremos.blogs.sapo.pt

publicado por filosofia-xauteriana às 10:33 | favorito