...

 

 

                       " AS FORMAS DE MOVIMENTO DA MATERIA "

 

 

links:

 

1) http://filosofia-xauteriana.blogs.sapo.pt

 

2) http://venceremos.blogs.sapo.pt

 

 

Escreva-nos para:

 

1) pablonodrade@sapo.pt

 

2) filosofia.xauteriana@live.fr

 

 

Podera encontrar-nos ainda em:

 

1) Facebook ( Brasil e Portugal ) -- União Dospovos

 

2) Nos comentarios do Expresso ( de Lisboa ) -- MUNDO-NOVO

 

 

                   ---------------- //------------------------

 

 

      A diversidade da materia corresponde a diversidade das formas do seus movimentos.

 

      A forma mais simples esta na deslocação mecanica dum corpo num espaço. Os processos termicos, devidos ao movimento desordenado das moleculas ( que constituem os corpos fisicos ) representam uma forma mais complexa do movimento. Esta cientificamente estabelecido que a luz ( ou seja, os raios electromagneticos ) e campos fisicos são, igualmente, estados particulares da materia em movimento. O movimento da materia tambem se manifesta nos processos quimicos da transformação dos corpos, ligada à união e à separação dos atomos e das moleculas. A vida da natureza organica, os processos fisiologicos ( que se desenvolvem no mundo vegetal e animal ), a evolução das especies, constituem ( igualmente ) formas especificas do movimento -- propriedade geral da materia.

 

      Observa-se uma forma particularmente complexa do movimento da materia na vida social: o desenvolvimento da produção material, a vida economica,  etc

     

      Desde os fins do seculo XIX, a Ciencia descobriu e estuda uma serie de formas de movimento ( da materia ) até então desconhecidos: o movimento das particulas à volta do nucleo ( no interior dos atomos ), os complexos processos de transformação intra-nucleares, etc. E, nem duvidemos, outras formas de movimento da materia estão ainda por descobrir.

 

      As diversas formas de movimento da materia, longe de estarem isoladas, ligam-se umas às outras e  convertem-se umas nas outras. Eis como o movimento caotico das moleculas genera processos termicos. Estes podem resultar em modificações quimicas e a fenomenos luminosos. Num certo grau da evolução os processos quimicos combinam-se para formarem os albuminoides -- aqui, por sistemas de fermentação que se aglutinam, aparece a vida; ou seja, a forma biologica do movimento da materia.

 

      Pelo facto de que as formas do movimento da materia podem converter-se uma nas outras deve-se exprimir a lei fundamental das Ciencias Naturais: a lei da transformação e da conservação da energia.

 

      Aos diferentes graus de desenvolvimento e de complexidade da materia correspondem diversas formas do movimento. As formas inferiores ( mais simples ) estão compreendidas nas formas superiores ( mais complexas ) e neles participam. Contudo, ha uma diferença qualitativa entre as formas do movimento; as formas superiores não se reduzem às formas inferiores. Deste modo, observa-se nos processos fisiologicos um movimento mecanico: a deslocação no espaço de elementos que participam a estes processos; todavia os fenomenos fisiologicos não se limitam à deslocação mecanica destes elementos.

 

      Os antigos materialistas ( os materialistas mecanistas ) consideravam que toda a vida da natureza e da sociedade humana podia resumir-se  às deslocações mecanicas no espaço de particulas da materia e dos corpos. Graças à acuidade sobre o movimento ( enquanto modança geral !!! ) o Materialismo  Filosofico Marxista ultrapassou o estreito conceito ( bem simplista ) do movimento da materia nos parâmetros classicos do materialismo mecanista.

 

 

(Na proxima Quarta-feira, 19 de Março de 2014, leia: " O Espaço e o Tempo " ).

publicado por filosofia-xauteriana às 21:51 | comentar | favorito